LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

FAQ do Trem

Curiosidades e as perguntas mais freqüentes sobre o Trem da Alegria serão respondidas aos poucos neste espaço.

Para acessar esta página sempre que você quiser, clique em "FAQ do Trem" no menu do lado esquerdo, logo abaixo de "Tutorial".

SOBRE O TREM DA ALEGRIA


  • Quando surgiu o grupo?

O Trem da Alegria surgiu em 1984, após o sucesso do disco Patrícia & Luciano no Clube da Criança, lançado naquele ano, e que contou com a participação do palhaço Carequinha, da Xuxa e de outros artistas da Gravadora RCA Victor. Miguel Plopschi, Michael Sullivan e outros produtores da gravadora, que haviam contratado Patrícia Marques de Azevedo e Luciano Alves do Nascimento (ou Luciano di Franco, o seu nome artístico na época) após o 1º Festival Internacional da Criança, realizado em 1983 pela TVS, no Programa Silvio Santos, trouxeram outro participante do Festival, o terceiro colocado Luiz Carlos Figueiredo Mello, o Juninho Bill, que, na época, participava do Domingo no Parque, aprontando nas manhãs de domingo, com Silvio Santos. Formou-se o trio que, em 1985, lançou seu primeiro disco, com as músicas de trabalho Uni Duni Tê e Dona Felicidade. Ambas estouraram no Brasil inteiro.

  • Como foram escolhidos os integrantes do grupo?

Patrícia, Luciano, Juninho Bill e Vanessa participaram do 1º Festival Internacional da Criança, um grande concurso de talentos infantis que ocorreu na TVS, em 1983. Do festival resultou um disco (veja foto no tópico Clube da Criança), do qual participaram Patrícia, Luciano e Juninho Bill. Depois, Vanessa, Fabíola, Amanda, Rubinho e Rick passaram por seleções, nas quais foram escolhidos para embarcar no Trem.

  • Por que os integrantes Patrícia, Vanessa e Luciano saíram do grupo?

Essa é uma pergunta que dá pano pra muita manga. Já falaram de tudo a respeito, desde brigas internas a namoros mal resolvidos etc. etc. Não acho que o cruel mundo do show biz, paparazzi e fofoca seja adequado à um grupo infantil, mas vá lá... o que pode ser dito com certeza é que saíram por causa da idade e por interesses comerciais da gravadora. O grupo, com público alvo mirim, precisa de renovação, pois, é inevitável: as crianças crescem e viram adolescentes.

Patrícia tinha planos de carreira solo, e em 1987 a RCA lançou seu primeiro disco sozinha, ao mesmo tempo em que ela se despedia do Trem, após a divulgação do disco daquele ano, aos 13 anos de idade. A letra de seu primeiro sucesso, To Be or not To Be, explica as transformações que passava em sua vida.

Vanessa e Luciano saíram no ano seguinte, 1988. Ambos com planos de seguir carreiras solo, e com o suporte da RCA, maior gravadora do Brasil na época. Considero como suas músicas de despedida Momento Bombom e De Repente Califórnia, esta, um solo de Luciano que traz a idéia de mudança de rumos na vida. Vanessa formou dupla com Luan, estouraram em 1990 com Quatro Semanas de Amor, e a parceria resultou em casamento. Luciano teve vários problemas e só lançou seu disco em 1992, mas não fez o devido sucesso. Para ele, aqueles devem ter sido momentos muito difíceis, tanto é que hoje ele afirma que, se pudesse, teria continuado no Trem, mesmo já "velho" para a função. Difícil dizer, mas Luciano Nassyn sempre será, para os fãs, sinônimo de Trem da Alegria.

  • E a Fabíola, por que ela saiu?
Acreditava-se que a pequena Fabíola não tinha se enturmado com os outros integrantes, e por isso tinha saído do grupo ainda no mesmo ano em que entrou, 1987. Mas ela conta que fez uma opção por seguir uma carreira solo, ainda que mais modesta, que acabou não vingando. Outro problema para ela era a agenda lotada de shows e apresentações, que dificultava muito pra ela, cuja família é de Manaus.


  • Quando foi a primeira apresentação na TV do Trem da Alegria?

Patrícia & Luciano se apresentaram na televisão em rede nacional pela primeira vez no concurso Miss Brasil 1984, realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, em 2 de junho de 1984. A honra de apresentá-los coube ao anfitrião Silvio Santos, vestindo smoking e seu tradicional microfone. O concurso foi transmitido ao vivo pelo SBT e eles cantaram É de Chocolate. Quanto ao Trem da Alegria propriamente dito, não sabemos responder.

  • Então, quando foi a última apresentação do Trem na TV?

Esta é fácil de responder. Foi no dia 31 de dezembro de 1992, no último programa Xou da Xuxa. O programa foi reprisado no dia seguinte, 1º de janeiro de 1993. Era o fim do programa diário da Xuxa e também o fim do grupo. Xuxa sempre fez questão de dizer que o Trem da Alegria foi sua primeira atração musical do programa, logo no primeiro dia, cantando He Man, em 1986, e foi sua última atração, no encerramento do programa final. A emoção de todos era muito forte. Assista.

  • Como eram os shows do Trem da Alegria?
Eram legais pra caramba! Aí embaixo estão algumas fotos bacanas para provar. Na primeira, no Espaço Mágico, as pessoas estão se preparando para entrar e assistir o Trem da Alegria Na Terra do Faz de Conta, em 1985. Segundo Luciano Nassyn, era uma mistura de peça de teatro com show musical. Peter Pan, O Gato de Botas e Chapeuzinho Vermelho eram as histórias apresentadas. "O show era muito engraçado e as estórias se misturavam. No decorrer do espetáculo, incluíndo adereços e textos que combinavam com as músicas apresentadas no primeiro disco, o show tinha a magia contagiante e uma repercussão que contribuíu para o sucesso do Trem", lembra Luciano.



Abaixo, está um ingresso para entrada de um show do Trem realizado em 1988 em Aracaju. Vejam que a entrada custava quinhentos cruzados! Quanto será que vale isso hoje?

No começo de 1989, um show marcante no Olympia em São Paulo, talvez um dos mais importantes da história do Trem da Alegria: era a despedida de Luciano e Vanessa do grupo.

E os shows do Trem continuaram cheios de diversão e encantamento. Aí vai uma foto de um show de 1989, com as crianças vestindo fantasias para cantar Jaspion-Changeman.



Uma dúvida que muitos têm é se eles cantavam ao vivo nos shows. Na verdade, na maioria dos shows eles dublavam as músicas, o que facilitava a performance, em razão das coreografias e passos de dança. Porém, em muitos shows o microfone era aberto, permitindo a interação com o público. O instrumental era gravado, e nunca executado ao vivo, também facilitando a atuação dos artistas-mirins.

Outra particularidade das apresentações ao vivo era a utilização de versões inéditas das músicas que continham a participação de outros artistas, como Roupa Nova, Xuxa, Evandro Mesquita e Fevers. Nos shows e também em algumas apresentações na televisão, eram tocadas as músicas sem a voz de outros artistas, e somente a voz das crianças. Poucas dessas versões saíram em disco e em MP3 sabe-se da existência apenas de Dona Felicidade sem Lucinha Lins.

  • O Trem da Alegria fez shows no exterior?

Sim! Ocorreu uma excursão do Trem para Angola, na África, nas férias escolares de 1989. Lá, ficaram dez dias e fizeram três shows num cinema e um show para brasileiros na embaixada, tendo sido assistidos por mais de 3.000 expectadores. Os shows tiveram uma estrutura profissional e foram bem organizados. As crianças e a produção tiveram o suporte e apoio da embaixada brasileira, e ainda conheceram um pouco de Angola, fazendo safáris e passeios do tipo. O Trem da Alegria foi o primeiro grupo infantil brasileiro a se apresentar fora do nosso país! A revista Manchete acompanhou as crianças e publicou, em 8 de julho de 1989, esta foto delas, sendo apresentadas a um estranho instrumento de percussão, tocado por dois angolanos.



Juninho Bill relembrou a viagem recentemente e, refletindo sobre a viagem, disse acreditar que ele, Amanda e Rubinho foram poupados pelos adultos de ver algumas cenas mais chocantes da realidade angolana, que vivia uma guerra civil longa e triste, que só terminaria em 1991. Mesmo os shows foram afetados, pois seriam realizados num estádio que "ficou zoado", segundo Juninho, e por isso eles se apresentaram num cinema.

  • Quando e onde foi o último show?

Foi em 1993, em Vila Velha, Espírito Santo, o show que valeu como a despedida oficial do Trem da Alegria. Mas, segundo o Juninho Bill, não foi lá o último show. Não se sabe exatamente onde o grupo se apresentou pela última vez. O fato é que o público sabia que se tratava do fim do grupo e chorava na platéia, deixando o clima meio ruim. O Juninho disse em entrevista recente que, no palco, não via a hora do show acabar, pois era difícil suportar aquilo, se controlar e cantar!

  • Você sabe alguma coisa sobre os figurinos usados pelo Trem?

O Trem da Alegria vestia roupas destas marcas:
1983 (1º Festival Internacional da Criança-SBT) - Petistil
1984 - Ziggy e Snoopy
1985 - Ziggy
1986 - Yes
1987 e 1988 - Blu4
1989 a 1991 - Giovanna Baby
1992 - Xixi Baby

calçados:
1987 - All Star
1988 a 1990 - Cândida Andrade
1991 - All Star

Em 1991 a revista Manequim, que publica reportagens de moda e moldes das roupas para costurar em casa, fez uma matéria de roupas infantis com o Trem da Alegria. O Rick Bueno, na foto, junto com Rubinho, mandou a foto abaixo pra gente:

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...