LETRAS DO TREM - AS MÚSICAS DO TREM DA ALEGRIA - DISCOGRAFIA COMENTADA DISCO POR DISCO, LETRA POR LETRA

30/03/2012

PULA CORDA


02. PULA CORDA
Duração: 03:14
Compositores: Chico Roque e Ed Wilson
Participação Especial: Xuxa – gentilmente cedida pela Sigla

De todas brincadeiras que eu gosto
A melhor é pular corda (é pular corda)
De todas brincadeiras que eu gosto
A melhor é pular corda (é pular corda)

Faz bem à saúde,
Movimenta o corpo
De todas brincadeiras que eu gosto
A melhor é pular corda

De todas brincadeiras que eu gosto
A melhor é pular corda (é pular corda)
De todas brincadeiras que eu gosto
A melhor é pular corda (é pular corda)

É o maior barato,
Treme o coração
De todos os esportes que eu faço
O melhor é pular corda (uh, uh, é pular corda)

O homem bateu em minha porta
E eu abri
Senhoras e senhores, ponha a mão no chão
Senhoras e senhores, pule de um pé só
Senhoras e senhores, dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua!

Pula, pula, pula, pula, pula,
Pula sem parar
Pula, pula, pula, pula, pula,
Pula sem parar

COMENTÁRIOS


A segunda faixa do quinto álbum do Trem acabou sendo a mais marcante de 1989 e o principal sucesso do grupo naquele ano.

Em estilo rockabilly, influenciada pela onda de nostalgia aos anos 50 e 60, que fervilhava na época, e que já havia inspirado a melodia de Pra Ver se Cola, de 1988, e do hit Festa do Amor, do primeiro disco solo de Patricia, esta canção traz com simplicidade e criatividade o tema singelo da brincadeira de pular corda, tão comum em escolas, ruas e parques de qualquer lugar.

A letra é feliz em expressar que pular corda não é apenas uma brincadeira, mas uma atividade física. O Trem da Alegria canta que ela faz bem à saúde, movimenta o corpo, e a considera mesmo como sendo um esporte. É o maior barato!

Os compositores abriram espaço para eternizar os famosos versinhos cantados pelas crianças de todo Brasil quando pulam ou batem corda corda em grupo, que se iniciam com a frase "o homem bateu em minha porta e eu abri". Fazem parte da tradição popular das brincadeiras e jogos de rua, hoje tão raras nas grandes cidades. Na coreografia, Amanda, Juninho Bill e Rubinho pulam cordas imaginárias, e não deixam ninguém ficar parado na plateia.

Rubinho sustenta o vocal principal com competência, muita firmeza e segurança na voz. Nem parece novato no grupo. Juninho Bill completa os vocais, que ainda trazem Xuxa em participação especial. Amanda participa do refrão e fica livre para dar um show à parte dançando durante o solo instrumental.

Aliás, no solo instrumental é a vez dos teclados e guitarras novamente inspirados no rock'n roll dos tempos da brilhantina darem sua contribuição para o arremate deste clássico da música infantil.

Apresentação no Xou da Xuxa (Globo)


Apresentação no Show de Prêmios (SBT)

4 comentários:

  1. Nossa,eu adorava essa música,cantava demais na escola.As vezes quando brincava de pular corda começava a cantar,mesmo não sendo a musica certa da brincadeira,o pessoal detestava! kkkkk Obrigado pelo texto Hamilton!

    ResponderExcluir
  2. Essa foi a música que mais cantei na época.

    ResponderExcluir
  3. Grande hit! Essa é pra voltar no tempo!!

    Valeu, Hamilton, abraço!!

    André Luiz (Dentinho)

    ResponderExcluir

NO AR: TREM DA ALEGRIA, UMA HISTÓRIA DE SUCESSO



CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS VÍDEOS DO TREM DA ALEGRIA DE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

"Um abração e muito obrigado por essa iniciativa tão bela... esse resgate tão precioso em nossas vidas!!
Muito obrigado!!!"
LUCIANO NASSYN

"Poxa, que demais esse vídeo. Gostei bastante e matei saudade. Obrigado a todos!"
JUNINHO BILL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...